quinta-feira, 28 de abril de 2016

Excel: Como utilizar, corretamente, a proteção de planilhas e pastas do Excel?

Apesar de ser um recurso muito antigo, ainda hoje é muito pouco utilizado. Os usuários, em geral, não se preocupam muito com a segurança física das informações, deixando as planilhas extremamente vulneráveis, frágeis demais, abertas a qualquer intervenção. Segundo a Microsoft, "para impedir que, por acidente ou deliberadamente, um usuário altere, mova ou exclua dados importantes de planilhas ou pastas de trabalho, você pode proteger determinados elementos da planilha ou da pasta de trabalho, com ou sem senha. É possível remover a proteção da planilha, conforme necessário."

IMPORTANTE : A proteção de elementos de planilha e pasta de trabalho não deve ser confundida com a segurança por senha em nível de pasta de trabalho. A proteção de elementos não protege uma pasta de trabalho contra usuários mal-intencionados. Para a segurança ideal, convém proteger o arquivo de pasta de trabalho inteiro usando uma senha. Isso permite que somente usuários autorizados exibam ou modifiquem os dados da pasta de trabalho.

Para saber mais sobre como definir senhas e recomendações de somente leitura para uma pasta de trabalho, confira o artigo Proteger documentos, pastas de trabalho e apresentações com senha.

Nosso exercício, utilizaremos um formulário muito simples, com informações, de duas características distintas:

DIGITÁVEIS: 

Os campos abaixo poderão ser alterados livremente pelos usuários.
  • CÓDIGO
  • NOME
  • SEXO
  • DT. NASC
  • SALÁRIO

CÁLCULOS

Os campos abaixo deverão ser protegidos, impedindo que os usuários efetuem alterações em suas fórmulas.
  • VALE REFEIÇÃO
  • LÍQUIDO A RECEBER


Temos abaixo, então, a ilustração de nosso formulário padrão. Notemos a presença de todos os campos anteriormente citados:


Todas as células possuem, por padrão inicial, as propriedades BLOQUEADAS como MARCADAS e OCULTAS como desmarcadas, o que significa que, na prática, após aplicada a proteção, todas as células serão travadas para edição e suas fórmulas serão visíveis a qualquer tempo.

Para que, após aplicada a proteção, possamos editar as células digitáveis, precisamos desmarcar a propriedade BLOQUEADAS de cada uma. Fazemos essa operação selecionando as células e, em seguida, FORMATAR CÉLULAS.



 As duas células que precisarão de proteção, evitando que os usuários efetuem alterações em suas fórmulas, deverão estar bloqueadas, conforme abaixo:


Notem, pela ilustração abaixo, que a célula onde temos o VALE REFEIÇÃO, selecionada, está com sua fórmula visível na barra de fórmulas, o que, para evitarmos, precisamos alterar a propriedade OCULTAS para MARCADO.


Para marcarmos essa opção, selecionamos as células cujas fórmulas desejamos ocultar, e acessamos FORMATAR CÉLULAS. Na aba PROTEÇÃO, marcamos a opção OCULTAR.


Após definirmos as características de BLOQUEIO e OCULTAÇÃO de cada uma das células, vem a etapa final, a que ATIVA A PROTEÇÃO. Somente após a ativação as características de proteção serão ligadas. Para ativarmos a proteção, acessamos o menu REVISÃO e, em seguida PROTEGER PLANILHA, conforme abaixo:


O passo seguinte será informarmos a senha, que é opcional, e confirmarmos para que a proteção seja ativada.


Na ilustração abaixo, com a planilha já protegida, tentamos alterar a célula F6, VALOR DO VALE REFEIÇÃO, e o Excel emite uma mensagem alertando que a célula não pode ser alterada. Notemos também que, apesar da planilha estar protegida e a alteração da célula ter sido negada, ainda podemos ler sua fórmula pela barra de fórmulas.


Assim, vamos agora desproteger a planilha para, em seguida, ocultarmos as fórmulas. Para desproteger, acessamos REVISÃO e, em seguida, DESPROTEGER PLANILHA, informando a senha se solicitada.




Agora, marcamos a propriedade OCULTAS de todas as células cujas fórmulas desejamos ocultar.



Em seguida, reativamos a proteção.



Agora nossa planilha está devidamente protegida, tanto a edição quanto à exibição ou não de fórmulas que queiramos guardar sigilo.

Proteção da Pasta de Trabalho

Atualmente já estamos com a nossa planilha, denominada PROTEÇÃO, devidamente protegida. Porém, apenas o que está "dentro" da planilha está protegido. Enquanto não protegermos a PASTA DE TRABALHO, a própria planilha poderá ser removida e outras planilhas poderão ser inseridas, comprometendo gravemente a segurança. Abaixo, vemos claramente habilitadas as opções de EXCLUIR e INSERIR novas planilhas.



Quando PROTEGEMOS A PASTA DE TRABALHO, pelo menu REVISÃO -> PROTEGER PASTA DE TRABALHO, mitigamos esse riso.

Se você desejar este arquivo pronto, basta solicitá-lo pelo email office.excelline@gmail.com , que enviamos rapidamente e sem custo.



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Abril/2016


GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World

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