quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Excel: Utilizando Subtotais

O recurso SUBTOTAL do Excel é uma ferramenta muito interessante quando precisamos, a partir de uma lista, gerar quebras a cada mudança de elemento efetuando subtotalização com alguma função matemática ou estatística.

Exemplificaremos neste artigo utilizando como modelo uma lista onde uma determinada empresa controla seus recebimentos, e desejamos saber o valor médio recebido de cada cliente.


Vemos abaixo a nossa tabela de recebimentos. A imagem mostra até a linha 30, porém, a tabela possui certa de 135 registros. Desejamos então organizar esta lista para que:


  1. Apresente os registros por ordem de cliente e, dentro de um mesmo cliente, em ordem decrescente de valor
  2. Toda vez que mudar o cliente, inserir uma linha com a média de seus pagamentos.



O primeiro passo então será classificar a nossa lista. Entrem em DADOS / CLASSIFICAR e ordenem conforme demonstramos abaixo:


Lista ordenada. Já temos condições para dar o próximo passo, que será a geração dos subtotais.



Para gerarmos os subtotais precisamos estar com alguma célula da lista selecionada e, em seguida, menu DADOS/SUBTOTAL.


Observem que a leitura da tela abaixo está assim: A CADA ALTERAÇÃO EM "NOME", CALCULE A "MÉDIA" DO CAMPO "VALOR". Podemos alterar os elementos marcados em vermelho. Clicar em OK.



Após o OK, podemos ver que a tabela foi completamente modificada. O Excel efetuou a análise da lista, identificou as quebras (mudanças) dos NOMES, efetuou o agrupamento dos dados e inseriu uma linha para receber o resultado solicitado na tela de Subtotal. Vejam abaixo também que agora a nossa planilha recebeu Botões de Nível, canto superior esquerdo da tela. Abaixo demonstramos a tela no nível 3.


Clicamos no botão de nível 2, tela abaixo:

Clicamos no botão de nível 1, tela abaixo:


Os subtotais podem ser removidos a qualquer instante acessando DADOS / SUBTOTAIS e, em seguida, REMOVER TODOS.



Pronto! Exercício realizado.

Só para lembrar: se você quiser criar subtotais com base em outra coluna, FORMA DE PAGAMENTO, por exemplo, basta classificar antes por essa coluna, e repetir o procedimento utilizando a forma como coluna base da subtotalização.


No artigo "Excel: Você conhece o Agrupamento de Dados?" você poderá encontrar informações sobre o modo como o Excel efetuou o agrupamento dos registros.


Para fazer o download do modelo utilizado, CLIQUE AQUI. 



Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.


Conheçam também nosso canal Excelline no Youtube.
Contem conosco!

Agosto/2014


GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe