sábado, 26 de julho de 2014

Excel: Função SOMA

A função soma é, provavelmente, a mais utilizada no Excel. É utilizada para somar uma faixa ou um conjunto de células, contíguas ou não.

Sua estrutura é extremamente simples: =SOMA(INTERVALO)

O intervalo pode ser de uma célula ATÉ uma outra, uma célula "E" outra e não há limite quanto ao número de células.





Vejamos abaixo alguns exemplos práticos do uso da função  SOMA:

Temos aqui uma planilha de Despesas e Receitas de um determinado ano, já devidamente preenchida, porém, sem totalizações. Utilizaremos apenas a função SOMA neste exercício.


O primeiro total que colocaremos será o de Receitas Fixas do primeiro semestre. Para isso, selecione a célula B13 e digite a fórmula =SOMA(B7:B12)


A leitura da fórmula digitada acima é: SOME DE B7 ATÉ B12. Os ":" (dois pontos) definem um intervalo de uma célula ATÉ outra. Abaixo temos a célula B13 devidamente calculada. Se qualquer valor for alterado, dentre as células de seu intervalo foco, o valor de B13 será recalculado automaticamente.

Agora copiem a célula B13 (Receitas fixas do primeiro semestre) para C13, E13, F13, B20, C20, E20 E F20. Assim teremos todos os totais semestrais.

Em seguida, selecionem o intervalo D7:D12. Com o intervalo selecionado, digitem a fórmula =SOMA(B7:C7) e, ao final e mais importante, tecle CTRL+ENTER.


O CTRL+ENTER faz com que a fórmula seja automaticamente copiada para todas as células do intervalo, simplificando muito o trabalho

Agora façam este mesmo procedimento para o total de receitas do segundo semestre e para as despesas, dos dois semestres, conforme abaixo ilustrado:


Agora precisamos totalizar as receitas e despesas globais dos dois semestres. Para isto, selecionem as quatro células que irão receber a nova fórmula. Utilizem o CTRL para selecionar as células isoladamente. Pode-se também fazer a primeira e copiar para as demais, tudo bem, tanto faz.


Com as células selecionadas, podemos digitar a fórmula de SOMA ou, para simplicar, podemos utilizar o AUTOSOMA, presente na barra de ferramentas, conforme abaixo:


Notem que o AUTOSOMA colocou a fórmula automaticamente e, se estivermos com as quatro células marcadas, nas quatro simultaneamente.


Para finalizar, colocaremos a fórmula que irá somar os totais dos dois semestres geraldo o total anual. Para isto, selecionem a célula B21 e digitem a fórmula =SOMA(B20;B13).

A leitura da fórmula digitada acima é: SOME B20 E B13. O ";" (ponto e vírgula) define que trabalharemos com células isoladas, sendo UMA E OUTRA.

Copiem o total de B21 para as demais colunas à direita, algum tratamento para melhorar a formatação e está pronta a nossa planilha do exercício da função SOMA.


Salve este exercício em disco pois, muito provavelmente, irá precisar dele em exercícios futuros.

Estamos aqui, à disposição, aceitando sugestões para novos artigos.

Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.

Leiam também outros artigos em NOSSO BLOG.

Contem conosco!

Julho/2014

GILBERTO GOMES
ExcelLine - Office World

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe