segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Excel VBA - Você sabe o que é VBA?

VBA é a sigla de Visual Basic for Applications, que é uma linguagem de programação existente nos aplicativos do Microsoft Office. Significa que todas as operações que fazemos, quando utilizamos o office, podem ser automatizadas.

Exemplos hipotéticos:

1- você recebe, diariamente, uma planilha e precisa ajustar o formato, alterar algo no cabeçalho, imprimir e depois salvar com outro nome em uma pasta de histórico;




2 - todos os dias, pela manhã, você abre a mesma planilha e, consultando o site do Banco central, digita a cotação do dólar; repete essa operação à tarde e também à noite.

3 - precisa fazer uma conciliação bancária em um volume muito grande de lançamentos e isso tem sido um problema pois alguns lançamentos estão sendo conciliados de forma errada e outros acabam esquecidos;

Poderíamos passar horas aqui só citado situações onde O VBA faz a diferença.

Resumindo, tudo o que fazemos manualmente e de forma repetitiva pode ser automatizado. Assim, operações enfadonhas que nos tomam horas ou até mesmo dias, depois de automatizadas com VBA, passam a demorar "alguns segundos", isso mesmo, rápido assim.





Trabalhar em VBA requer experiência em programação e não é muito rápido para ganhar produtividade, porém, não é um bicho de sete cabeças.

Publicaremos alguns artigos para que vocês possam começar a entender o que é VBA, na prática.

Por hora, saibam que nossa equipe possui mais de vinte anos de experiência no assunto e adoraria poder ajudar a simplificar seu trabalho, reduzindo a zero as possibilidades de falhas e liberando seu tempo para atividades mais produtivas.

Estamos aqui, à disposição, aceitando sugestões para novos artigos.

Aproveitem e conheçam o site da nossa empresa: www.excelline.net.

Contem conosco!

Setembro/2013


Se você quiser saber mais sobre VBA, recomentamos o seguinte livro:


ExcelLine - Office World

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe